foto: tjro.jus.brIniciativa da Emeron permite que alunos de Porto Velho participem de visitas guiadas, simulações de júri e conheçam a história do Poder Judiciário de Rondônia
PORTO VELHO - O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) está levando a sério o papel de aproximar a Justiça da população. Através da Escola da Magistratura (Emeron), o Judiciário estadual lançou o programa "A Escola no Judiciário", que vai permitir que estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de Porto Velho visitem as instalações do Tribunal, participem de simulações de júri e conheçam a história da Justiça rondoniense.
A iniciativa, formalizada através do Edital EMERON Nº 22/2025, tem inscrições abertas até 17 de novembro e as visitas ocorrerão entre março e novembro de 2026. O programa foi instituído pelo Ato Nº 23/2025 e será coordenado pelo Centro de Memória do Poder Judiciário.
Como funciona o programa
As visitas incluem uma simulação de júri no Primeiro Tribunal Pleno do Estado - espaço histórico onde eram realizados os julgamentos mais importantes de Rondônia - e uma visita guiada ao Centro de Memória, onde os estudantes poderão conhecer a Sala da Justiça, o Museu dos 07 Samurais e a Exposição Permanente da Justiça Rápida.
Cada escola poderá realizar até duas visitas anuais, com grupos de 20 a 30 participantes, incluindo pelo menos um responsável. As escolas públicas terão transporte e alimentação custeados pela Emeron, enquanto as particulares arcarão com suas próprias despesas.
Educação para cidadania
O programa visa "promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a comunidade escolar, permitindo que os estudantes conheçam os serviços, a história da criação e a evolução do PJRO, fomentando noções de justiça, direito e cidadania".
A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os que tratam de educação de qualidade, redução de desigualdades e fortalecimento de instituições eficazes.
Como participar
As escolas interessadas em participar do programa "A Escola no Judiciário" devem se inscrever através de
formulário online disponível no site da Emeron até 17 de novembro. O resultado da seleção será divulgado em 24 de novembro, com o agendamento das visitas começando em 26 de novembro.
Esta iniciativa representa um esforço institucional para formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, além de compreenderem melhor o funcionamento do sistema de Justiça - conhecimento fundamental para o exercício pleno da cidadania.
Fonte: (DJE/TJRO) de 22 de outubro de 2025
0 Comentários