Inauguração do fórum na nova comarca, a 24ª de Rondônia, promete agilizar serviços judiciários para a população local e de quatro distritos da região de fronteira.
A população de Nova Mamoré ganhou um marco fundamental para a cidadania: a instalação da sua própria comarca. Em uma solenidade realizada na última segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) inaugurou o fórum da cidade, que agora é a 24ª comarca do estado.
A nova unidade judicial funcionará em um prédio compartilhado com a Promotoria de Justiça, gravez a uma cessão de espaço pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO). A iniciativa é vista como um exemplo de cooperação entre poderes para ampliar o acesso da população à Justiça.
Antes, os moradores de Nova Mamoré e de seus quatro distritos dependiam da comarca de Guajará-Mirim para resolver questões judiciais. Agora, as demandas locais – desde pequenas causas até processos mais complexos – poderão ser tratadas na própria cidade, com expectativa de mais agilidade e menos deslocamento para os cidadãos.
Um Marco para a Cidadania na Fronteira
O desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do TJRO, enfatizou que a nova comarca é mais do que um prédio; é a garantia de um direito fundamental. "Agora a população tem perto de casa um espaço de confiança, cidadania e acolhimento", declarou durante a cerimônia.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus Santiago, reforçou que o esforço conjunto das instituições teve um único objetivo: reconhecer a importância do município e oferecer o melhor atendimento público para a região, que vive um momento de significativa expansão econômica e social.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Marcélio Brasileiro, desembargadores, deputados estaduais e a comunidade. Um momento de destaque foi a homenagem ao pioneiro da cidade, o senhor Mota, de 94 anos, que emocionou a todos ao relembrar sua trajetória e participação no desenvolvimento local.

0 Comentários