Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Carnaval brasileiro em pauta: Câmara dos Deputados discute financiamento, segurança e patrimônio cultural

Enquanto o país se prepara para a folia, a Câmara dos Deputados trabalha para garantir que o Carnaval brasileiro seja cada vez mais reconhecido, seguro e sustentável. Diversos projetos de lei em tramitação na Casa buscam desde o financiamento das festas populares até a proteção dos foliões e o reconhecimento de tradições culturais como patrimônio do povo brasileiro.



As propostas refletem a importância de uma das maiores manifestações culturais do país, que movimenta milhões de pessoas e gera empregos e renda em todas as regiões.

Patrimônio Cultural: preservando a memória da folia

Vários projetos em análise propõem conceder o título de patrimônio cultural a manifestações tradicionais do Carnaval brasileiro. O objetivo é preservar a memória e a identidade dessas celebrações para as futuras gerações.

Entre as propostas em destaque estão:

  • Grupos "Clóvis" ou "Bate Bolas" (PL 97/26): De autoria do deputado Luciano Vieira (PSDB-RJ), o projeto declara esses tradicionais grupos de foliões dos bairros das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro como patrimônio cultural do povo brasileiro.

  • Axé Music (PL 318/25): A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) propõe reconhecer o gênero musical que nasceu em Salvador nos anos 1980 como manifestação da cultura nacional. "Foi um dos principais desdobramentos para diferentes gêneros musicais como o frevo, o reggae, o samba, o rock e o funk", justificou a autora.

  • Bonecos Gigantes de Olinda (PL 3972/23): O deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE) destaca o valor artístico dos símbolos pernambucanos. "Os bonecos gigantes, meticulosamente confeccionados por habilidosos artesãos locais, constituem um marco distintivo do Carnaval de Olinda", afirmou.

  • Velhas Guardas das Escolas de Samba (PL 845/25): As deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP) propõem o reconhecimento desses guardiões da memória do samba como patrimônio cultural imaterial.

  • Galo da Madrugada (PL 3138/23): Também de autoria de Eriberto Medeiros, o projeto declara o maior bloco carnavalesco do mundo, que arrasta multidões no Recife, como manifestação da cultura nacional.

Incentivo econômico: dinheiro para a festa acontecer

Realizar o Carnaval custa caro, e os parlamentares também estão atentos a isso. Duas propostas buscam garantir fôlego financeiro para as agremiações e entidades carnavalescas:

  • Fundo Nacional de Incentivo e Manutenção do Carnaval (PL 2769/23): De autoria do deputado Ricardo Abrão (União-RJ) e do ex-deputado Washington Quaquá, o projeto propõe a criação de um fundo financiado por uma contribuição sobre a venda de bebidas alcoólicas. A ideia é garantir recursos permanentes para as festas populares.

  • Isenção de impostos para instrumentos musicais (PL 7215/17): O deputado licenciado Alexandre Leite (União-SP) propõe a isenção de impostos de importação e do IPI para instrumentos musicais comprados por ligas de escolas de samba, reduzindo custos para as agremiações.

Segurança: proteção aos foliões em meio à multidão

A preocupação com a integridade dos foliões também está no centro dos debates. O Projeto de Lei 646/23, do deputado José Nelto (União-GO), obriga blocos, bares e eventos a divulgarem informações sobre o crime de importunação sexual.

O parlamentar faz um alerta importante: "Mão na cintura, abraçar a vítima pelas costas, puxar pelo braço ou pelo cabelo, todas essas condutas devem ser evitadas. Se o folião for flagrado realizando algum desses atos sem autorização, poderá ser preso."

Meio ambiente, feriado e fé

A pauta carnavalesca na Câmara é ampla e inclui ainda:

  • Proteção animal (PL 1097/19): O deputado Célio Studart (PV-CE) propõe proibir o uso de penas e plumas de origem animal em fantasias e alegorias em todo o país.

  • Feriado nacional (PL 1722/21 e PL 1222/20): Atualmente, a terça-feira de Carnaval não é feriado nacional oficial, dependendo de leis estaduais ou municipais. Dois projetos apensados querem tornar a data feriado em todo o território brasileiro.

  • Reconhecimento de eventos religiosos: A Câmara aprovou recentemente projetos que reconhecem manifestações de fé durante o período carnavalesco. Um deles institui a Semana Nacional de Retiros Culturais (PL 509/20), que segue para sanção presidencial. Outro (PL 756/25) reconhece os eventos religiosos do "Carnaval da Paz", em Campina Grande (PB), como manifestação da cultura nacional.

Postar um comentário

0 Comentários