Iniciativa do Centro de Convivência do Idoso completa cinco meses com histórias de superação de depressão, luto e doenças; participação triplicou.
Há cinco meses, uma roda de conversa no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Porto Velho vem se tornando um espaço de acolhimento e transformação para pessoas da terceira idade. Os encontros semanais, que começaram com poucos participantes, agora reúnem cerca de 20 idosos toda quarta-feira para compartilhar histórias de vida, superação e desafios, com foco especial na saúde mental.
Georgina Aparecida, 67 anos, é uma das participantes. Ela relata que enfrentou simultaneamente um câncer, um casamento em crise e dificuldades financeiras. "Em muitos casos, a gente não tem ninguém para conversar", compartilha a aposentada, destacando a importância do espaço para desabafar. Já Francisca Nunes, 69 anos, encontrou no grupo apoio para sua batalha contra depressão e ansiedade. "Eu choro todos os dias, é uma situação muito complicada... mas eu luto todos os dias", afirma.
Crescimento e Aceitação
A psicóloga Elizabeth Hurtado, responsável pela mediação dos encontros, comemora o crescimento do grupo. "Nossa intenção é ajudar a pessoa da melhor idade a ter uma visão diferenciada do que podemos fazer para melhorar nossa saúde mental", explica. O sucesso foi tanto que o espaço físico já ficou pequeno, exigindo mudança para uma sala maior.
Sebastião Leitão de Araújo, assistente social do CCI, teve a ideia da roda de conversa após perder a esposa há sete meses. "A dor da perda é muito grande. E por isso tive a iniciativa de realizar essa roda de conversa, porque assim posso alertar outras pessoas do que estava acontecendo comigo", conta.
Impacto na Qualidade de Vida
Marli Feitosa, 74 anos, frequenta o CCI há cinco anos e testemunha a diferença que as atividades fazem. "Eu ficava só triste em casa, já aqui eu me divirto muito, em um espaço que faz toda a diferença na minha vida", relata. Segundo a gerente do CCI, Sabrina Bianca, aproximadamente 100 idosos participam diariamente das diversas atividades oferecidas no local.
Localizado na avenida Amazonas, nº 6888, no bairro Tiradentes, zona Leste de Porto Velho, o Centro de Convivência do Idoso mantém suas portas abertas para novos participantes, fortalecendo vínculos e promovendo envelhecimento com dignidade através do compartilhamento de experiências.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) de Porto Velho
0 Comentários