Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Polícia Federal Desarticula Quadrilha que Fraudava Concurso Nacional Unificado



 Operação "Última Fase" cumpre mandados em três estados do Nordeste contra grupo que adulterava resultados de concursos públicos, incluindo seleções da Caixa e Banco do Brasil.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a Operação Última Fase para combater uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos, com foco no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. As investigações contaram com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

 Alcance das Fraudes

De acordo com a PF, as fraudes atingiram exames de importantes instituições públicas:
- Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas
- Universidade Federal da Paraíba
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil

Ações em Andamento

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares que incluem afastamento de cargos públicos e sequestro de bens. As operações estão ocorrendo simultaneamente na Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com apoio do Ministério Público Federal na Paraíba.

 Consequências para os Investigados

Os envolvidos já enfrentam medidas severas: "Os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos públicos já ocupados e poderão responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público", informou a PF.

A operação representa um duro golpe contra esquemas de fraude em concursos públicos que comprometem a meritocracia e a igualdade de oportunidades nos processos seletivos nacionais, afetando instituições fundamentais do serviço público brasileiro.



Fonte: Polícia Federal

Postar um comentário

0 Comentários