Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Casos de Intoxicação por Metanol no Brasil Sobem para 43 e Ministério da Saúde Cria Sala de Situação



Surto atípico de intoxicação por bebida adulterada já registra 39 casos em SP e 4 em PE, com uma morte confirmada e outras sete em investigação. PF suspeita de ação criminosa.


O número de notificações de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 43, segundo dados do Ministério da Saúde. Diante deste cenário atípico, o governo federal instalou uma Sala de Situação em caráter extraordinário para coordenar as ações de enfrentamento ao problema.


Distribuição dos Casos


Do total de casos registrados no Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs):

-São Paulo:39 casos (10 confirmados e 29 em investigação)

- Pernambuco: 4 casos em investigação


Até o momento, foi confirmada uma morte no estado de São Paulo relacionada à intoxicação por metanol. Outras sete mortes seguem em análise - duas em Pernambuco e cinco em São Paulo.


Situação Inédita no País


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou para a gravidade da situação: "Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país".


Os números atuais já superam em mais do dobro a média anual de 20 casos de intoxicação por metanol registrados no Brasil em anos anteriores. A Polícia Federal investiga a possibilidade de envolvimento de organização criminosa na adulteração de bebidas alcoólicas.


 Resposta do Governo


A Sala de Situação instalada na quinta-feira (1º) reúne equipes técnicas de múltiplas instituições:

- Ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, e Agricultura e Pecuária

- Conselhos Nacionais de Saúde (CNS, Conass e Conasems)

- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

- Secretarias de Saúde de São Paulo e Pernambuco


O grupo terá como função analisar sistematicamente os casos suspeitos, além de planejar, organizar e coordenar as medidas necessárias enquanto persistirem o risco sanitário e a necessidade de resposta nacional à intoxicação por metanol por consumo de bebida alcoólica adulterada.



Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários