Palestra com psicóloga e apresentação do Grupo IncluDança marcam evento da Cipa que abordou prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Porto Velho (RO) – A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) realizou na última semana um encontro especial com servidores para discutir a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio, dentro das atividades da campanha Setembro Amarelo. O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), combinou informação sensível e momentos de descontração com uma apresentação especial do Grupo de Dança IncluDança.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Ludney Mendes, da empresa Total Life – Assistência à Vida Ltda., que abordou estratégias de cuidado emocional e a importância da busca por ajuda profissional quando necessário. A Campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional que ganha destaque especial no dia 10 de setembro, data marcada pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Inclusão e Superação através da Dança
Antes da palestra, os servidores foram presenteados com a apresentação do Grupo IncluDança, formado por crianças com deficiência da Escola Tancredo Neves, da zona Sul de Porto Velho. O grupo, que inclui participantes com síndrome de Down, autismo, TDAH e baixa visão, performou coreografias preparadas pelo professor voluntário Luper Dias.
A coordenadora do grupo, professora Leidiane Silva, aproveitou o momento para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. "Esta data promove a reflexão e conscientização da sociedade em prol dos direitos e da inclusão", destacou.
Compromisso com o Bem-Estar no Serviço Público
A coordenadora da Cipa da Semias, Wânia Araújo, explicou que a comissão tem um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. "A Cipa representa um diferencial para a manutenção de um ambiente mais produtivo e harmônico. Por meio de suas ações, reduzimos acidentes e adotamos regulamentos de segurança e saúde dos servidores", afirmou.
O evento reforçou que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais vai além da segurança física, englobando também o cuidado com a saúde mental e emocional dos trabalhadores.
A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em tratar a saúde mental com a seriedade necessária, criando espaços de diálogo e acolhimento no ambiente de trabalho, enquanto promove a inclusão social através da arte e da cultura.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Porto Velho.
0 Comentários