Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

História Viva: Maria Fumaça Retorna aos Trilhos para Aniversário de 111 Anos de Porto Velho

 

Após mais de 20 anos parada, lendária Locomotiva 18 será reativada no Complexo Madeira-Mamoré com apito simbólico e percursos especiais.


Porto Velho (RO) – Um marco da história amazônica voltará a rugir nos trilhos. A lendária Maria Fumaça nº 18, que há mais de duas décadas estava silenciosa, será reativada durante as comemorações dos 111 anos de Porto Velho. A apresentação acontecerá na próxima quinta-feira (2), a partir das 17h, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), com direito ao tradicional apito e percursos demonstrativos.

A locomotiva, que é um dos mais importantes símbolos do patrimônio histórico e cultural de Rondônia, passou por um processo de reforma realizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a mais importante entidade do gênero no país.

Ressuscitando um Símbolo Histórico

Para o prefeito Léo Moraes, a reativação representa a concretização de um sonho coletivo. “Foram quase 20 anos de abandono. Desde 1999, a Maria Fumaça nº 18 estava parada, como um pedaço da nossa história esquecido nos trilhos. Em menos de um ano de gestão, já colocamos a litorina para rodar e agora chegou a vez dela”, comemorou o prefeito.

Moraes convidou toda a população para o evento: “Neste dia 2, aniversário de Porto Velho, a Maria Fumaça volta a apitar e se locomover. Esta é a oportunidade de toda a família sentir de perto a emoção de ver nossa história renascer”.

Um Novo Capítulo na Preservação Cultural

A reativação da Locomotiva 18 marca o início de uma nova fase de valorização do patrimônio histórico porto-velhense. O Complexo Madeira-Mamoré, que abriga a apresentação, é um espaço fundamental para a memória da cidade e da região, contando a história da épica construção da ferrovia no coração da Amazônia.

O evento promete ser uma experiência emocionante para moradores e visitantes, que poderão testemunhar o renascimento de uma peça fundamental da identidade cultural rondoniense e reviver o som e o movimento que marcaram época no desenvolvimento da região.

Quando: Quinta-feira, 2 de outubro, a partir das 17h
Onde: Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Entrada: Gratuita

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Porto Velho.

Postar um comentário

0 Comentários