Parceria entre escola, unidades de saúde e universidades levou consultas de rastreio para dentro da EMEI Nova República, facilitando o acesso das famílias a serviços de saúde.
Porto Velho, RO – A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nova República se transformou em um ponto de apoio à saúde nesta terça-feira (16). Uma ação integrada, que reuniu a secretaria municipal de Educação, unidades de saúde locais e acadêmicos de enfermagem e medicina, ofereceu consultas de rastreio clínico para as crianças da escola, diretamente no ambiente escolar.
O objetivo da iniciativa foi promover a saúde e acompanhar aspectos importantes do desenvolvimento infantil. As consultas com clínico geral incluíram a observação de indicadores relacionados a:
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade);
TEA (Transtorno do Espectro Autista);
Saúde mental (como depressão e ansiedade);
Condições como anemia e desnutrição.
Ao levar os serviços de saúde para dentro da escola, a ação buscou oferecer mais comodidade para as famílias e fortalecer o vínculo entre educação e bem-estar. Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, essa integração é crucial. “A parceria entre Saúde e Educação é fundamental para assegurarmos às nossas crianças condições plenas de desenvolvimento”, afirmou.
A diretora da EMEI Nova República, Michele Almeida, ressaltou o benefício de aproximar o atendimento da comunidade. “A presença dos profissionais de saúde em nossa escola representa um marco importante, pois amplia o cuidado integral às nossas crianças”, disse.
A ação contou com a parceria do Posto de Saúde Areal, da Unidade de Saúde da Família Areal da Floresta, e com alunos dos cursos de Enfermagem da UNIR e de Medicina da FIMCA. A iniciativa reforça a estratégia do município de trabalhar a saúde e a educação de forma integrada, como pilares para o desenvolvimento das crianças.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed).
0 Comentários