Parceria entre Seduc e Idep oferta curso profissionalizante integrado ao ensino médio em tempo integral, qualificando jovens e acelerando sua entrada no mercado.
Porto Velho, RO – Alunos da rede pública estadual estão unindo o ensino médio à qualificação profissional. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), o Curso Técnico em Informática está sendo ofertado para estudantes do Programa Escola em Tempo Integral (ETI).
A iniciativa visa proporcionar um desenvolvimento mais completo aos jovens, indo além do currículo tradicional. O programa foca no aumento de matrículas em tempo integral, na promoção da equidade educacional e no desenvolvimento holístico dos estudantes, abordando aspectos sociais, emocionais e cognitivos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento na qualificação da mão de obra é uma prioridade da gestão. “Rondônia está registrando a diminuição no desemprego porque investe em várias políticas públicas, entre as quais, a qualificação da mão de obra”, ressaltou.
Oportunidade Concreta para os Jovens
Quem conclui o ensino médio com um curso técnico no currículo tem um diferencial competitivo. David Vieira de Lima, de 16 anos, aluno do primeiro ano na Escola Bela Vista, em Porto Velho, já enxerga os benefícios. “Gosto muito de tecnologia e sei que ter conhecimento nessa área vai ser muito importante pra mim profissionalmente”, disse o estudante.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, reforça que a qualificação é uma porta de entrada para as novas demandas do mercado. “O Curso Técnico em Informática ministrado para alunos do ensino médio em tempo integral atende neste momento mais de duzentos alunos e a meta é ampliar cada vez mais esse número”, salientou.
Expansão do Ensino Profissionalizante
A oferta do curso faz parte da estratégia de expansão do ensino profissionalizante no estado. Atualmente, a iniciativa beneficia alunos de cinco escolas estaduais localizadas em diferentes municípios:
Escola Alexandre de Gusmão – Nova Brasilândia
Escola Bela Vista – Porto Velho
Escola Deputado Genival Nunes – Vilhena
Escola Juscelino Kubitscheck – Porto Velho
Escola Professor Valdir Monfredinho – Pimenta Bueno
O programa busca, assim, preparar os jovens rondonienses para os desafios do mercado de trabalho, cada vez mais marcado pela tecnologia e inovação.
Fonte: Governo do Estado de Rondônia.
0 Comentários