Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Último Dia para Inscrições no Fies 2026: Veja Regras e Como Participar

Programa oferece mais de 112 mil vagas em instituições privadas. Prazo termina nesta sexta-feira (6) à meia-noite, no horário de Brasília.

Termina nesta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, o prazo para se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre. As inscrições gratuitas devem ser feitas até 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login no Gov.br.

O programa, do Ministério da Educação (MEC), está ofertando mais de 112 mil vagas em 1.421 instituições de ensino superior privadas, distribuídas em 19.834 cursos com avaliação positiva.

Quem Pode Participar?

Podem se inscrever candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

  • Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010.

  • Ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

  • Possuir renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa (até R$ 4.863,00 em 2026).

Como Funciona a Inscrição?

  1. Acesse o Portal Único com sua conta Gov.br.

  2. Informe um e-mail pessoal válido.

  3. Escolha até três opções de curso, instituição, turno e local de oferta. É possível alterar as opções até o final do prazo.

  4. Durante a inscrição, será obrigatório informar dados de perfil socioeconômico (etnia/cor, se é quilombola, pessoa com deficiência, etc.).

Fies Social: Financiamento Integral

O processo reserva 50% das vagas para o Fies Social, destinado a candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 810,50) e inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Os pré-selecionados nessa modalidade podem pleitear financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Cronograma e Próximos Passos

  • Resultado da Chamada Única: Será divulgado em 19 de fevereiro.

  • Complementação da Inscrição: Os pré-selecionados devem completar o cadastro no sistema Fies Seleção entre 20 e 24 de fevereiro.

  • Lista de Espera: Não sendo pré-selecionado, o candidato entra automaticamente na lista de espera. As convocações ocorrerão de 26 de fevereiro a 10 de abril.

Postar um comentário

0 Comentários