Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Rondônia é Destaque Nacional em Segurança Viária com Envio de Dados para Sistema Federal

Estado está entre os quatro Detrans que mais alimentam o sistema do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito, aprimorando políticas públicas.

Rondônia tem se destacado nacionalmente no fortalecimento da segurança viária, figurando entre os quatro Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) que mais enviam dados ao Sistema de Gestão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A plataforma federal, operada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), consolida indicadores para monitorar ações de educação, fiscalização e engenharia de tráfego em todo o país.

O envio contínuo e qualificado de dados pelo Detran de Rondônia permite um acompanhamento em tempo real das ações locais e o cruzamento de informações essenciais. Isso fortalece a formulação de políticas públicas baseadas em evidências para um trânsito mais seguro.

“Trabalhamos para garantir dados confiáveis, atualizados e alinhados aos padrões nacionais”, afirmou o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha. “É o resultado de diferentes frentes de trabalho das nossas equipes, em constante investimento em engenharia, fiscalização e educação de trânsito, buscando preservar vidas”.

Transparência e Metas Nacionais

Revisado em 2023, o Pnatrans possui 70 ações estratégicas com o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas até 2030. A meta nacional é reduzir em pelo menos 50% o índice de mortes no trânsito até o final da década, tendo como base os números de 2020.

Para o governador Marcos Rocha, o investimento em dados e planejamento é fundamental. “Fortalecemos a promoção de um trânsito mais seguro para todos, com foco na preservação da vida”, destacou.

A iniciativa amplia a transparência das ações estaduais e contribui diretamente para a criação de medidas mais eficazes em todo o território nacional, alinhando Rondônia aos esforços para um trânsito menos violento

Postar um comentário

0 Comentários