CNJ ficará no estado até sexta-feira (6) para verificar serviços judiciais e extrajudiciais, com foco na melhoria da administração.
A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) dá início à sua agenda de inspeções de 2026 com uma visita ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) a partir desta quarta-feira (4 de fevereiro). A equipe permanecerá no estado até sexta-feira (6) para realizar uma inspeção ordinária, conforme previsto no regimento interno do órgão.
O objetivo da ação é aprimorar os serviços judiciários em Rondônia, com foco na análise dos setores administrativos e judiciais de primeiro e segundo graus, bem como nas serventias extrajudiciais (cartórios). Durante o período de inspeção, todos os trabalhos forenses e prazos processuais seguem normalmente, sem interrupção.
Após a coleta de dados e observações in loco, os achados serão consolidados em um relatório detalhado, que será submetido ao Plenário do CNJ para ratificação. O resultado pode gerar recomendações para novas práticas administrativas, visando a padronização e a melhoria no funcionamento e no controle dos serviços de justiça no estado.
Calendário Nacional de Inspeções
A inspeção no TJRO marca o início da agenda do primeiro semestre de 2026, definida pela Portaria CNJ n. 58/2025. O próximo tribunal a receber a comitiva será o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), entre 9 e 13 de março.
Confira o calendário inicial:
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS): 09 a 13 de março
Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): 23 a 27 de março
Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA): 06 a 10 de abril
Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP): 04 a 08 de maio

0 Comentários