Projeto Mobiliza TB treina profissionais de saúde em Guajará-Mirim para aplicação e leitura do teste PPD, visando diagnóstico precoce e interrupção da transmissão.
Profissionais de saúde de Guajará-Mirim, em Rondônia, participam até esta sexta-feira (6) de uma capacitação prática para fortalecer o controle da tuberculose em comunidades indígenas. A ação faz parte do Projeto Mobiliza TB, uma iniciativa estadual que visa a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado da doença em regiões prioritárias.
O treinamento, realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ensina a aplicação e a leitura da prova tuberculínica (PPD), exame crucial para identificar a infecção latente da tuberculose. "É fundamental para interromper a cadeia de transmissão", explicou a coordenadora estadual do Controle da Tuberculose, Nilda Barros.
Ação Estratégica em Área de Vulnerabilidade
Rondônia mantém a tuberculose como prioridade de saúde pública, especialmente em áreas de fronteira e comunidades indígenas. O projeto atua em parceria com a Associação Beradeiro, o município e a saúde indígena, levando capacitação e atendimento direto à Aldeia Ribeirão.
“Estamos levando capacitação, informação e atendimento direto às comunidades, inclusive em áreas mais distantes”, afirmou o governador Marcos Rocha. Para o diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a iniciativa une vigilância, assistência e educação em saúde para garantir um cuidado integral à população.
A programação inclui, além da parte teórica, a aplicação prática do exame em pessoas que tiveram contato com doentes (contactantes) e a leitura dos resultados, agendada para quinta-feira (5). A ação reforça a estratégia de enfrentamento à doença onde ela mais impacta

0 Comentários