Iniciativa de impacto nacional será gerida em parceria e atuará em três frentes: escolas públicas, projetos sociais e ações comunitárias, começando por São Paulo em 2026.
Rio de Janeiro, RJ – A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) deu um passo decisivo para ampliar o alcance social do esporte. Nesta quarta-feira (17), foi anunciada uma parceria estratégica com a Pró Basquete para a gestão nacional do programa CBB Cuida, iniciativa que usa o basquete como ferramenta de transformação social, educacional e comunitária em todo o Brasil.
Criado em 2019, o CBB Cuida visa aproximar a modalidade e as Seleções Brasileiras dos fãs e de projetos sociais. Com a nova parceria, o programa ganhará uma estrutura técnica, pedagógica e administrativa profissionalizada para expandir suas ações.
As Três Frentes de Ação do CBB Cuida
O programa está estruturado em três eixos complementares que formam uma grande rede de apoio ao basquete nacional:
CBB Cuida nas Escolas: A primeira frente a ser implementada, com início previsto para 2026 em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O projeto levará o basquete a 40 escolas estaduais, com capacitação de professores da rede, fornecimento de materiais e uniformes. O modelo poderá ser replicado em outros estados.
CBB Cuida Social: A partir de 15 de dezembro, abre-se um processo de mapeamento nacional de projetos sociais de basquete. As iniciativas poderão se cadastrar na plataforma online (
cbbcuida.com.br). Os projetos selecionados receberão assessoria ou o Selo CBB Cuida, um reconhecimento de excelência no trabalho social com a modalidade.CBB Cuida Comunidade: Frente que promove a maior proximidade da CBB com a população, por meio de clínicas esportivas, palestras e experiências com grandes nomes do basquete nacional para jovens selecionados pelo programa.
Compromisso com a Transformação Social
O presidente da CBB, Marcelo Sousa, destacou o potencial do programa. “O CBB Cuida é a nossa menina dos olhos... Queremos devolver o carinho que recebemos, nos aproximarmos ainda mais das ruas, dos projetos, das pessoas”, afirmou.
João Marcelo Leite, presidente da Pró Basquete, reforçou a missão da parceria: “Acreditamos que o basquete tem um poder transformador... Nossa missão é garantir que esse programa chegue com qualidade a cada escola, projeto e comunidade”.

0 Comentários