Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Brasil recebe da OPAS/OMS certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV

País é o primeiro de dimensões continentais a alcançar o marco, resultado da ampliação do acesso a diagnóstico, tratamento e prevenção no SUS.

Brasil é certificado pela OPAS/OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Marco histórico consolida o país como o único de dimensões continentais a interromper a transmissão do vírus de mãe para filho; mortes por aids caíram 13% em um ano.

BRASÍLIA – 18/12/2025 – O Brasil recebeu oficialmente, nesta quinta-feira (18), o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) pela eliminação da transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública. O país é o primeiro e único de dimensões continentais a alcançar esse marco, resultado de décadas de investimento em políticas públicas de acesso universal a diagnóstico, tratamento e prevenção no Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, receberam a certificação em cerimônia no Palácio do Planalto. O reconhecimento atesta que o Brasil manteve por anos a taxa de transmissão vertical abaixo de 2% e a incidência em crianças abaixo de 0,5 caso por mil nascidos vivos, além de superar 95% de cobertura em pré-natal, testagem e tratamento para gestantes com HIV.

Queda nas mortes e fortalecimento do SUS

Entre 2023 e 2024, o país registrou uma queda de 13% no número de mortes por aids, passando de mais de 10 mil para 9,1 mil óbitos – o menor patamar em mais de três décadas. A redução reflete a ampliação da testagem, do acesso precoce ao tratamento antirretroviral e das estratégias de prevenção combinada, como a oferta de PrEP, PEP, exames rápidos e autotestes.

“O Brasil é o maior país do mundo a eliminar a transmissão vertical do HIV. Essa conquista reflete uma construção coletiva, nacional e global, que consolidou no país o acesso gratuito à terapia antirretroviral e às estratégias modernas de prevenção”, afirmou o ministro Padilha.

Reconhecimento internacional e metas futuras

O diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa, destacou que o Brasil se junta a outros 11 países das Américas já certificados, posicionando-se novamente na vanguarda global do combate ao HIV/aids. A conquista integra as metas prioritárias do Programa Brasil Saudável, que orienta políticas públicas para redução das desigualdades e promoção da saúde.

A certificação reforça o compromisso do Brasil com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e consolida um modelo de resposta baseado em evidências científicas, equidade e acesso universal, pavimentando o caminho para a eliminação da epidemia de aids até 2030

Postar um comentário

0 Comentários