Promotor Glauco Maldonado representou o MPRO no Genace, onde foram definidas estratégias contra crimes eleitorais e para o uso de inteligência artificial no pleito.
Ministério Público de Rondônia Ajuda a Traçar Estratégias Nacionais para as Eleições de 2026
Encontro do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais em Brasília aprovou plano de atuação e criou grupos de trabalho para temas como inteligência artificial e combate a organizações criminosas.
BRASÍLIA/DF – O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou ativamente nesta quinta-feira (30/10) da reunião do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (Genace), realizada em Brasília. O evento, que reuniu coordenadores eleitorais de todo o país, teve como objetivo principal fortalecer e uniformizar a atuação do Ministério Público nas Eleições 2026.
O MPRO foi representado pelo promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins, coordenador do Núcleo de Apoio Eleitoral (Nuape) do estado. Em entrevista, ele destacou a importância do trabalho conjunto: “O Genace tem papel essencial na construção de estratégias conjuntas e na promoção da eficiência da atuação eleitoral do Ministério Público em todo o país”.
Decisões Estratégicas para 2026
Durante a reunião, foram aprovadas medidas importantes que guiarão o trabalho do Ministério Público Eleitoral nos próximos anos. Entre as principais deliberações estão:
Aprovação do Plano de Atuação 2025/2026
Planejamento Estratégico do Genace para 2025-2028
Criação de uma coordenação acadêmica para capacitação contínua
Instituição de Grupos de Trabalho temáticos
Grupos de Trabalho com Foco em Desafios Modernos
Os GTs criados abordarão temas cruciais para a integridade do processo eleitoral, refletindo os novos desafios da democracia brasileira. O MPRO terá participação ativa especialmente no grupo que discutirá o aprimoramento da Portaria PGE nº 1/2019, que regulamenta as atividades do Ministério Público Eleitoral.
Outros grupos tratarão de:
Atuação frente a organizações criminosas nas eleições
Definição de eixos de atuação unificados para 2026
Acompanhamento legislativo e análise de propostas
Desenvolvimento de soluções com inteligência artificial
Fortalecimento da Democracia
Criado em 2019, o Genace funciona como uma rede de cooperação entre os Ministérios Públicos estaduais, trabalhando para garantir que a atuação eleitoral em todo o país siga parâmetros comuns de eficiência e legalidade.
A participação do MPRO neste fórum nacional assegura que Rondônia estará alinhada com as melhores práticas e estratégias para proteger a legitimidade do processo eleitoral no estado e em todo o Brasil.

0 Comentários