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Rondônia Investe em Formação para Fortalecer Educação Escolar Indígena com Foco em Linguística e Antropologia

 

Curso para professores aborda diversidade linguística e cultura indígena, visando práticas pedagógicas que respeitem o bilinguismo e a identidade dos povos originários.


O governo de Rondônia deu um passo importante para a valorização da cultura indígena nas salas de aula com a realização da 1ª Formação Continuada em Linguística e Antropologia para professores. O evento, realizado em setembro em Presidente Médici, reuniu educadores que atuam em escolas aldeadas com especialistas de várias regiões do país.


A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como objetivo principal fornecer ferramentas para que os professores possam ressignificar suas práticas de ensino. Foram abordados temas como diversidade linguística, classificação das línguas indígenas, etnologia, mitos, rituais e metodologias de pesquisa aplicadas ao contexto pedagógico.


Respeito à Identidade e Cultura Indígena

Para o governador Marcos Rocha, a formação promove a valorização da diversidade cultural. “Estamos investindo em políticas educacionais que respeitam a identidade dos povos indígenas”, destacou. A secretária estadual de Educação, Albaniza Oliveira, reforçou que a ação garante acesso a conteúdos específicos para práticas pedagógicas que respeitem o bilinguismo e a interculturalidade.


Atendimento a Milhares de Estudantes

Atualmente, a rede estadual de Rondônia atende aproximadamente 4.700 estudantes indígenas em 104 escolas localizadas em aldeias, contando com um corpo docente de cerca de 420 professores, indígenas e não indígenas. As ações são desenvolvidas em conjunto com 14 superintendências regionais de educação, assegurando um atendimento que segue a legislação educacional.

A formação representa um avanço na implementação de uma educação diferenciada e de qualidade, que reconhece e fortalece a identidade cultural dos povos originários de Rondônia.


Fonte: Governo do Estado de Rondônia

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