Atletas de 13 a 15 anos participaram da primeira etapa de treinos e avaliações em Saquarema, com foco no Mundial sub-18 e nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Em uma aposta no futuro de uma das modalidades mais tradicionais do Brasil, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizou a primeira etapa de um camp para jovens talentos do vôlei de praia. Entre 18 e 30 de janeiro, 22 atletas com idades entre 13 e 15 anos tiveram uma vivência completa no Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema Enel Brasil (RJ), com treinos, palestras e avaliações multidisciplinares.
Este é o terceiro ano consecutivo do projeto, que visa identificar e desenvolver potenciais para as seleções de base. O processo será dividido em três etapas ao longo do primeiro trimestre de 2026.
Objetivo: Desenvolver Técnica e Fora das Quadras
Segundo Jorge Bichara, diretor técnico da CBV, o monitoramento é fundamental. “Buscamos a avaliação e o crescimento técnico, mas também a evolução fora das quadras. Queremos dar ferramentas que serão usadas ao longo da vida deles”, afirmou. O foco da temporada está no Campeonato Mundial sub-18 e nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Os jovens foram selecionados com base em desempenhos em competições nacionais de base, como o Circuito Brasileiro sub-19 e sub-17 e o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI).
Próxima Parada: Circuito Brasileiro em Navegantes
A transição entre treino e competição será imediata para a maioria. Dos 22 participantes do camp, 16 disputarão a primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-19, que começa em Navegantes (SC) no sábado (31).
Para a dupla catarinense Diego de Oliveira e Guilherme da Cruz, ambos de 16 anos, será uma competição especial: eles são moradores da região. “Voltarei muito melhor do que quando cheguei aqui”, comentou Guilherme sobre a experiência no camp.
O projeto reforça o compromisso da CBV em manter a excelência técnica do vôlei de praia brasileiro, investindo desde cedo em uma base sólida e bem preparada para os principais desafios internacionais do futuro

0 Comentários