TURISMO SUSTENTÁVEL
Neste ano, Rondônia deu mais um passo importante na promoção do turismo sustentável, com a implementação do Programa de Visitação em Terras Indígenas. A medida visa integrar as comunidades indígenas ao setor turístico, promovendo um turismo imersivo, que respeita as tradições e modos de vida das etnias locais. O programa não só fortaleceu a identidade cultural do estado, mas também gerou novas oportunidades econômicas para as comunidades, enquanto preservou sua cultura e recursos naturais.
Campeonato contribuiu para o fortalecimento da participação feminina no ecoturismo
ELAS PESCANDO
O incentivo à participação feminina em campeonatos de pesca esportiva também foi destaque em 2025. O projeto Elas Pescando contou com várias etapas realizadas ao longo do ano, promovendo a inclusão das mulheres nesse esporte tradicional. Com foco na educação ambiental, empreendedorismo e promoção do turismo local. O evento contribuiu para a visibilidade e o fortalecimento da participação feminina no ecoturismo e na pesca esportiva, consolidando Rondônia como um dos destinos mais atrativos nesse segmento.
O objetivo da pesca esportiva é fomentar o turismo, a economia local e a educação ambiental. Além da programação e das premiações aos vencedores durante a etapa do projeto, os visitantes puderam apreciar as belezas naturais do local, além da gastronomia típica da região.
EXPOTURISMO
Este ano também marcou a 2ª edição da ExpoTurismo, realizada de 22 a 24 de outubro, em Porto Velho, reunindo empreendedores do setor e oferecendo uma vitrine para os atrativos turísticos de Rondônia. Com entrada gratuita, a ExpoTurismo permitiu que o público local e visitantes conhecessem as belezas naturais, culturais e gastronômicas do estado, reforçando o posicionamento de Rondônia como um destino competitivo e acolhedor na região da Amazônia Legal.
Público da ExpoTurismo superou a marca de 10 mil visitantes durante os três dias de programação
Ao todo, 80 estandes foram montados para apresentação de destinos turísticos, produtos regionais, artesanato, gastronomia e iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor. O público superou a marca de 10 mil visitantes durante os três dias de programação, representando um crescimento em relação à edição anterior, que havia registrado 7 mil pessoas. Outro atrativo que encantou os visitantes foi a mostra de aves amazônicas que proporcionou uma experiência educativa sobre a rica biodiversidade da região e as práticas de conservação ambiental.
CRESCIMENTO DO TURISMO INTERNACIONAL
Com um aumento de 18,7% no número de turistas internacionais em 2024, Rondônia manteve uma trajetória de crescimento em 2025. O investimento em promoção turística, aliada à diversificação da oferta de produtos turísticos, continuou atraindo turistas não só do Brasil, mas de diversas partes do mundo. O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, destacou a importância dessa atuação integrada, posicionando Rondônia como um destino atrativo e competitivo, com suas riquezas naturais e culturais sendo os principais diferenciais.
O ano de 2025 foi um marco para o turismo de Rondônia, com o estado se consolidando como um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil, trabalho estratégico para posicionar o estado no cenário de turismo nacional e internacional, com uma atuação integrada que envolveu a promoção de eventos internacionais, o apoio a competições esportivas e o fortalecimento da identidade cultural local.

0 Comentários