A Secretaria de Estado de Comunicação – Secom, do Governo do Estado de Rondônia, vem a público esclarecer que esta gestão tem pautado suas ações na transparência, na legalidade e na adoção de critérios técnicos rigorosos para a distribuição dos investimentos em mídia.
Todas
as contratações realizadas pela agência seguem parâmetros técnicos e objetivos,
incluindo a análise de audiência por meio de ferramentas reconhecidas, como o
Google Analytics e Ibope, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira
eficiente e estratégica.
Além disso, o Governo do Estado de Rondônia é o único órgão da esfera pública de Rondônia a cumprir integralmente a Lei nº 12.232/2010, que prevê a obrigatoriedade do uso de empresa especializada para a checagem da mídia contratada. Esse é um marco histórico no estado e reforça o compromisso desta gestão com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. Para assegurar a efetiva auditoria das campanhas,o Governo, por meio da Agência contratou recentemente a empresa Adserver, especializada no monitoramento e validação da veiculação de mídia digital (auditoria na veiculação da mídia e o público alcançado).
A plataforma permite a verificação em tempo real da
exibição dos anúncios, identificando dados como número de impressões, cliques,
alcance e segmentação do público-alvo. Dessa forma, impede-se qualquer tipo de
direcionamento indevido de verbas e garante-se que cada inserção publicitária
seja auditada de maneira independente.
A
Secom não efetua pagamento a veículo, pois não é ordenadora de despesa.
Salientamos também que a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação
e Comunicação/SETIC, não identificou nenhum vazamento no âmbito da Secom.
Os
esforços para garantir a lisura e a eficiência na gestão dos contratos de
publicidade vão além. Esta gestão também buscou a adoção do Sistema de
Fornecedores (SIREF), uma ferramenta do Governo Federal utilizada para a definição
de parâmetros de preços no serviço de produção publicitária. O uso dessa
plataforma fortalece ainda mais a segurança contratual, assegurando que os
valores praticados sejam compatíveis com o mercado e protegendo o erário de
qualquer distorção ou sobrepreço.
Diante
disso, as alegações de favorecimento ou irregularidades na distribuição da
publicidade institucional não encontram respaldo nos fatos, uma vez que a
Agência realiza contratações por meio de ferramentas legais, sendo distribuídas
de forma imparcial, de acordo com o nível de audiência de cada veículo, com o
objetivo de levar o conhecimento das ações do governo à população. A Secretaria
de Comunicação reafirma seu compromisso com a transparência e está à disposição
para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Fonte:
Secom/RO
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